quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Sendo oliveira verde


Resultado de imagem para oliveira verde
"Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente." Salmos 52:8




:• Oliveira : Uma das características mais impressionantes da oliveira é sua perenidade! Elas crescem praticamente sob quaisquer condições: nas montanhas ou nos vales, nas pedras ou na terra fértil. Crescem otimamente sob o intenso calor, com pouca água e são quase indestrutíveis! Seu desenvolvimento é lento, porém contínuo. Quando é bem cuidada, pode atingir até 7 (sete) metros de altura. Até as oliveiras doentes continuam a lançar novos ramos! Algumas árvores tem troncos torcidos e velhos, mas sempre com folhas verdes. Ainda que estejam velhas, as oliveiras não deixam de lançar de si novos ramos e dar frutos! Ate 10 ou mais mudas brotam da raiz envolta da árvore.

• A oliveira simboliza principalmente fidelidade e perseverança. Estas duas características são principalmente resultados de nosso relacionamento com o Deus Eterno.

• Cada árvore pode produzir até 80 litros de azeite por ano . A oliveira é um produto necessário a vida, portanto a azeitona é valiosa. Não é notável que Deus nos tenha comparado justamente à esta tão significativa árvore? Notemos como metaforicamente nos parecemos a esta árvore.

• Assim como a oliveira nós fomos chamados pelo Eterno para darmos frutos independentes do local onde formos plantados!

• Não importam as condições do terreno, mas sim a nossa perseverança em frutificar ali! O Eterno nos chamou justamente para que sejamos "plantados" em solos hostis para ali darmos os frutos necessários naquela situação. O que irá determinar nosso êxito ou não é nossa perseverança e fidelidade ao Eterno. Pois Ele é o agricultor que nos poda, aduba e rega para que produzamos muito. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor."João 15:1

Davi queriar ser uma AZEITONA, pois era uma vontade profética. A azeitona servia para produzir QUATRO TIPOS DE AZEITE. Que representam quatro finalidades de Deus para nossas vidas.

Como era Produzido este Azeite:
Nos tempos de Davi existia em Israel um local conhecido como Moenda, onde as azeitonas eram levadas para extração de azeite. Este local continha quatro grandes pedras que giravam esmagando as azeitonas da seguinte forma:

1º AZEITE
• A primeira pedra, que pesava em cima das azeitonas espremendo-as, assim eram extraído o primeiro azeite, e o mais especial, pois era usado no templo, na unção e na adoração.
Davi desejou ser um adorador de Deus, mesmo que tivesse que passar pelas pedras.

• Mesmo assim você quer ser um instrumento de adoração a Deus?

• a) Você será o primeiro a ser moído pela grande pedra, para ser extraído o Primeiro Azeite;

• b) Quatro condições caracterizará este primeiro azeite, em seu modo de viver são eles:
1º A necessidade de oferecer o melhor para Deus:
• Devemos aprender a entregar ao Senhor o melhor dos nossos bens e primícias, nosso tempo, nossos sonhos, desejos, força,saúde, juventude, nossa adoração, nossa vida.

• O que você tem de melhor que ainda não entregou ao Senhor?
"Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "
Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".
E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".
Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Marcos 10:17-21
Jesus não queria o dinheiro do jovem rico, mas a prioridade em sua vida, o seu melhor, sua entrega total e absoluta.

2º Nossas atitudes e atos devem ter como objetivo principal a glorificação a Deus:
• I Cor. 10:31 diz que: “ Quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”
• Pois como poderemos ser instrumentos de adoração ao nosso Deus, ( no louvor da igreja, na adoração, na intercessão , na limpeza da igreja, como professor de EBD, como líder etc.) se nossos corações porventura ainda abrigarem ódio, rancor, desconfiança e falta de perdão, etc?

3º Nossa maneira de viver deve fazer com que outras pessoas glorifiquem a Deus;
 Mat. 5:16 - “Assim resplandece a nossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao nosso pai que estás nos céus”.
• Como tem sido a nossa maneira de viver atualmente?

o No seu trabalho você tem sido luz ou trevas diante dos homens?

o No seu lar você tem sido uma luz que alcança seu cônjuge, seus filhos sua parentela, seus vizinhos?

o Como tem sido você dentro de sua casa?

o Quando você está longe de sua casa ou dos irmãos da igreja, que claridade você tem emitido diante dos homens: Você tem dado exemplo de vida com Deus ou você tem acompanhado o mundo em seus vícios de bebida e de fumo ou de drogas, palavrões, fornicações, rebeldia, é mal educado etc...? quem está sendo você nestas ocasiões?

Lembre-se que nós somos observados pelo mundo, e onde estamos necessitamos ser de fato os representantes do Reino de Deus, através de nosso testemunho, que ecoa mais alto e contundente de que nossas palavras.

"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Hebreus 12:1,2

4º Quando abrimos os nossos lábios devemos louvar ao Senhor em todo o tempo e o Seu louvor estará continuamente em nossa boca.
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." João 4:23

• Saiba que todos procuram a Deus, mas há um grupo a quem Deus está buscando constantemente “os verdadeiros adoradores, que adoram o Pai em Espírito e em verdade”

• Como você tem usado seus lábios ultimamente na rotina de sua vida?

• O que você tem colocado em seus lábios nestes últimos dias, tem glorificado ao Senhor? ou colocados coisas que destroem sua vida física e espiritual?
"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." Provérbios 13:3

• O que seus lábios tem pronunciado tem sido para glorificar ao Senhor? ou para maldizer as vidas de irmãos, líderes ou pastores, ou até seu próprio cônjuge através de fofocas?
"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã." Tiago 1:26

"Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim." Tiago 3:9,10

• Quem é você quando abre seus lábios?
"A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo." Salmos 37:30

"Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades." Provérbios 10:32

"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." Lucas 6:45

2º AZEITE
• Com o peso de uma segunda pedra na prensa era extraído o segundo azeite:

• Este servia para se ALIMENTAR;
Esmagadas pela segunda vez, das azeitonas se extrai o azeite para alimentação dos judeus. Davi desejou está na casa de Deus servindo de alimento aos mais necessitados.

• Em Mateus 14:16 Jesus Disse: “Daí-lhes de Comer”

• Que tipo de comida você representa e oferece para o mundo hoje?

3º AZEITE
• Com o peso de uma terceira pedra na prensa era extraído o terceiro azeite;
• Este servia para iluminar, davam origem ao Azeite da Luz, usado nas lâmpadas do templo.

Davi desejou ser luz para sua geração, referência, bênção, oposição às trevas.
• Em Mateus 5:14  Jesus Declara: “Vós sois a luz do mundo...”
Você foi feito para tirar o mundo das trevas, para que as pessoas vejam que o seu estilo de vida é superior e queiram segui-lo;
• Filipenses 2:15 “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.
• Quando temos uma vida cheia da luz de Jesus, influenciamos tudo e todos ao nosso redor.

Também em Mateus (25:1-13), na parabóla das dez virgens, Jesus fala da necessidade de manter azeite nas lâmpadas para aguardar a chegada do Noivo.

O azeite da Luz representa ainda a chama do Espírito Santo que Davi desejou manter sempre acesa. Alguém sempre cheio do Espírito discerne bem todas as coisas e mantêm a comunhão com Deus.


4º AZEITE
• Com o peso de uma quarta pedra na prensa era extraído o quarto azeite.
Ao chegar na quarta pedra, só existiam borras de azeitonas. Essas borras seriam aproveitadas para fazer sabão, utilizado na própria moinha e também comercializado entre os judeus.

• Sabão aponta para a limpeza e Purificação etc...(Mal. 3:2)...Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos "lavandeiros”

Davi desejou ser como esse sabão: Que purifica, limpa.Desejou ser motivo de inspiração na casa de Deus para coisas puras.

"Quem subirá ao Monte do senhor ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega sua alma a vaidade nem jura enganosamente" Sl 24:3-4.

• Pergunta: Como pode alguém “fedido”, e “craquento” mandar alguém tomar banho? Jesus vem como sabão para lavar a sua igreja e tirar as cracas.

• Para você limpar um ambiente tem duas condições:
Primeira Condição: Você precisa estar limpo;
Segunda Condição: Você precisa ter autoridade para limpar:

CONCLUSÃO:
Para sermos Oliveiras Verdes na Casa de Deus precisamos estar dispostos a sermos moídos por Ele, para produzirmos os quatro azeites de qualidade.
Davi desejou ser "oliveira verde na casa de Deus" porque conhecia todas as funções que a pequena azeitona teria na Casa de Deus, ele também sabia que isso lhe custaria sacrifício, renúncia, mas, que compensaria.
Que Deus nos capacite a sermos oliveiras verdes na Casa do Senhor, passar por este processo de morrer como oliveira verde, para surgir como azeite de restauração para o mundo!
Davi não temia o que teria de enfrentar, porque sua confiança estava no Eterno, que cumpriria Seu propósito em sua vida. "...confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente. Salmos 52:8b
Assim também nós devemos confiar que aquele que começou a boa obra em nós , irá completá-la.
"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes