sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O dever Cristão de Trabalhar




O DEVER CRISTÃO DE TRABALHAR

“Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.
Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.” 2 Tessalonicenses 3:6-15

A âncora da mensagem cristã é a nossa vida eterna com o Senhor. Entretanto não temos licença em nenhum momento para abandonar as tarefas pertinentes e cruciais à vida de um cidadão socialmente ativo, no que se refere aos seus deveres na terra dos viventes.

Enquanto aguardamos o grande dia da volta de Jesus (o arrebatamento), devemos continuar trabalhando com alegria e gratidão a Deus por tudo que nos tem dado. Ou seja, cumprir o dever cristão de trabalhar.

“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,” Colossenses 3:22,23 . Devemos trabalhar como se fosse para Deus.

A bíblia é o nosso Manual de fé e vida, nela encontraremos orientações para a vida cotidiana e eterna, a Palavra do Eterno nos traz diversas orientações em variadas áreas, e no âmbito do Trabalho não é diferente. 

Ocioso- Que não tem ocupação; que não faz nada. Que realiza alguma função com preguiça. Que não serve para nada; inútil, improfícuo= Sem utilidade; que não se consegue aproveitar; impossível de se tirar proveito; improdutivo. Que não conseguiu sucesso; que foi alvo de fracasso; frustrado.

Paulo dá uma ordem aos irmãos que estavam em Tessalônica combatendo a ociosidade. “Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo...” v.1


Vejamos algumas:

Advertência contra a ociosidade.

A) Não devemos viver ociosamente.

“Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês,” 2 Tessalonicenses 3:7

Uma coisa é estar desempregado, outra totalmente diferente é ser ocioso, isto se nota ao analisarmos o conceito de ociosidade. É comum na atual conjuntura econômica que nosso país atravessa, vermos a diminuição de postos de trabalho, aumentando assim o número de desempregados. Desempregado sim, ocioso nunca, pois Deus não chama e escolhe preguiçosos que não servem para nada, porque para isso um ocioso serve, para nada, sem utilidade.

Quando Deus chamou Davi, este estava trabalhando cuidando das ovelhas de seu pai, Gideão estava no lagar malhando trigo, Paulo por diversas vezes se manteve com sua profissão de curtidor de tendas. As Escrituras está repleta de versículos sobre o trabalho, exemplos de homens e mulheres que combateram a ociosidade com a arma fatal e adequada: TRABALHO.


B) Devemos trabalhar arduamente, sem causar prejuízo a ninguém.

“nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês,” 2 Tessalonicenses 3:8

“Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando” João 5:17

“Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.” 1 Tessalonicenses 2:9

“Então o homem sai para o seu trabalho, para o seu labor até o entardecer.” Salmos 104:23

Trabalhar de maneira árdua, é ter a consciência de que em muitos momentos será difícil a realização; que causará cansaço e fadiga. Sendo penoso; muito complicado de suportar. Mas é ter a certeza que o Deus que te vê em oculto honrará seus esforços e dedicação, quando conciliados à fidelidade a Ele, concedendo ao trabalhador o resultado de seu trabalho.

“pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".1 Timóteo 5:18

“Do fruto de sua boca o homem se beneficia, e o trabalho de suas mãos será recompensado.” Provérbios 12:14

”Quem cuida de uma figueira comerá de seu fruto, e quem trata bem o seu senhor receberá tratamento de honra.” Provérbios 27:18


Atitudes a respeito dos que persistem na ociosidade

A) Afastar-se deles e não se associar aos mesmos

“Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós. Se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado;” 2 Tessalonicenses 3:6;14

"Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem," Provérbios 1:15

A bíblia nos ensina que às más companhias corrompem bons costumes. De tanto conviver com alguém, se acaba absorvendo características da pessoa em questão. Razão que Jesus se preocupava com o fermento dos fariseus e saduceus, sua companhia contaminaria seus discípulos se não houvesse vigilância.

“Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Mas tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus". Mateus 16:11

“Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". 1 Coríntios 15:33

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” Provérbios 13:20


B) Porém não veja os ociosos como inimigos

“contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão.” 2 Tessalonicenses 3:15


Precisamos aprender a sermos moderados, não radicais, nem libertinos, mas equilibrados. Sabendo condenar a prática, sem contudo deixar de amar o praticante em questão, porque se Deus usasse da mesma medida que medimos, estaríamos perdidos. Todavia o Eterno reprova de maneira veemente nossas práticas sem deixar de nos amar de tal maneira.
Sigamos este exemplo do Pai.

Com a desculpa da comunhão cristã muitos oportunistas agem de má fé, se aproveitando do serviço alheio para viver na ociosidade, o apóstolo Paulo orienta a termos cuidado com essas pessoas. Na comunhão cristã está embutida a ideia de COMPARTILHAMENTO, e não de APROVEITAMENTO.

É claro que serviço cristão beneficiente deve atender os necessitados de alimentos ou de necessidades básicas. Porém o necessitado de ânimo para trabalhar deve ser exortado para que trabalhe e assim coma, se mantenha e ajude o próximo.

“Uma coisa é estar DESEMPREGADO, outra bem diferente é ser OCIOSO.”



Deus vos abençoe.

Fiquem na paz de Cristo.























Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes