Sarando a terra ferida
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14
Este texto das Sagradas Escrituras é um dos mais conhecidos no mundo cristão, contendo revelações e ensinamentos profundos da parte de Deus para nós.
No contexto de sua citação primária se dá em uma resposta do Eterno a oração e consagração do templo do Senhor erguido pelo rei Salomão e a instituição da ordem de seguir os ensinamentos de Deus por parte de toda a nação hebreia.
Deus visita Salomão em sonho e lhe traz a confirmação de haver aceitado e recebido os sacrifícios e a oração de Seu servo. Trazendo-lhe oráculos poderosos que serviriam de parâmetro espiritual para a nação escolhida, assim como para toda sua descendência.
No mundo do Antigo Testamento, existia uma ideia muito arraigada: a de que Deus castiga o erro e premia o acerto. É o que os teólogos chamam de “Teologia da Retribuição”. Por causa desse pensamento é que os amigos de Jó o acusam de ter feito algo errado para estar doente; seria um castigo de Deus. Ao mesmo tempo em que essa era uma ideia forte, ela também encontrava resistência, especialmente entre aqueles que queriam defender sua reta observância dos mandamentos de Deus e mesmo assim eram passíveis de sofrer algum revés na vida.
Especialmente no contexto da graça de Deus, trazida por Jesus a nós e explicitada no Novo Testamento, a ideia da teologia da retribuição caiu por terra. Deus não nos trata em termos de “olho por olho, dente por dente” quando se fala em pecado. Ele nos ensina, nos admoesta, nos exorta. Mas isso não elimina uma outra realidade que nós temos de encarar: mesmo que Deus não nos castigue, o pecado tem consequências desastrosas para nós. Diz Paulo em Romanos 3.23: “todos pecaram e por isso carecem da glória de Deus”. E ainda: “O salário do pecado é a morte”. Que o pecado tem consequências, disso não há dúvidas.
E era justamente isso que o Senhor estava orientando o líder da nação Salomão, sobre um tempo que viria caso seus escolhidos se desviassem de seus princípios, pois até o momento da inauguração do templo o povo estava fiel, era só festa de adoração ao Eterno. Porém o Senhor é Onisciente, conhecendo o passado , presente e o futuro, apresenta a Salomão um quadro triste, vergonhoso, contudo real: Que era a de a terra ser ferida por consequência dos pecados.
“Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto, e fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes a eles, Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos.” 2 Crônicas 7:13,19,20
“Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos.” Salmo 81:11-12
Foi o que aconteceu com a terra após o primeiro casal Adão e Eva pecarem, a terra sofreu por consequência de seus atos.
“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:17
O grande Deus avisa Salomão de que a prática de pecar contra Ele, trará consequências terríveis a todos habitantes. Perceba a clareza de Deus ao afirmar que isto acontecerá somente como consequência do pecado, agindo com ingratidão ao Deus que tudo fez por eles.
Entretanto, existe uma regra da Física que serve para todas as realidades, mesmo as espirituais: “toda causa tem uma consequência”. Isto é, tudo o que fazemos terá um resultado, bom ou ruim. Assim, o pecado cometido pode não ser diretamente castigado por Deus, mas ele desencadeia uma série de coisas em nossas vidas.
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7
Yavé estava correto ao orientar Salomão, porque não demorou muito para que seu povo esquecesse seus ensinamentos e mergulhassem na depravação moral e espiritual. Ao diligente examinador da bíblia não será difícil encontrar estes declínios espirituais que levaram a nação escolhida por Deus a idolatria, feitiçaria, adultérios, violência ao ponto de sacrificarem seus próprios filhos. Estas práticas trouxeram grandes feridas para sua terra, tempos de escassez, fome, peste.
Sempre que há o afastamento de Deus, a terra sofre com as maldições oriundas como consequências de seus pecados.
Olhemos para nós Brasil e veremos que muitos dos males que assolam nossa nação se dão por consequência do afastamento do povo do Deus que os criara.
Nossa terra além de representar nossa nação, representa nosso local de vivência, como nossa casa, trabalho, faculdade, ministério. Que assim como a nação é afetada pelas mazelas do pecado, também o é nossa terra (local) de convivência.
Pode ser que tudo esteja destruído, e estejas vendo sua terra sendo assolada por males oriundos do afastamento do Eterno e da prática desenfreada do pecado em sua vida. Deus tem a arma certa de combate e cura de sua terra, de sua geografia.
A grande arma do Senhor era de usar a nação de Israel como instrumento de cura para a terra. Como? Como agentes de transformação de geografias, um povo consagrado e comprometido com Deus.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome...”
Hoje essa missão de sarar a terra está nas mãos da igreja do Senhor Jesus, a noiva do Cordeiro sem mácula, de se colocar nas mãos do Messias e sermos Seu agente de cura para a nação.
Quando o texto foi redigido como está em nossas Bíblias, isso deveria estar claro para o cronista. De fato, desobedecemos a Deus. Fomos exilados na Babilônia e nossa terra está sofrendo com a peste, a fome, a seca. Qual o caminho para voltarmos a celebrar, como nos tempos de Salomão? Deus dá a resposta no sonho do rei.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14
O Senhor deixa os passos a serem seguidos para sarar a nação, se queremos ver nossa terra curada, devemos ouvir e seguir as orientações do nosso Deus.
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, SE HUMILHAR..."
A primeira atitude para atrair a cura de Deus para nossa terra é se humilhar, cujo significado é: Tornar humilde. Submeter, Mostrar-se humilde, rebaixar-se.
Tornar-se humilde é ter noção de suas limitações; que não se valoriza acima dos outros. Que demonstra obediência, respeito ou submissão:
“Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” Tiago 4:10
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; “1 Pedro 5:6
“Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:14
Se humilhar perante Deus é reconhecer as nossas limitações e admitirmos que não somos capazes de resolver, de curar a nossa terra sozinhos. É se submeter com respeito ao senhorio de Cristo, demonstrando confiança e obediência à Sua voz.
O grande contraste está em que muitas das vezes se é humilhado, mas não se humilha em si mesmo. E é exatamente aí o ponto de diferença, o Senhor quer sarar a terra ferida através de seu povo que se humilha e não porque é humilhado. Pois se humilhar é reconhecer e se rebaixar ao poder maior, neste caso do Mestre Jesus.
A verdade é que Deus quer que olhemos para dentro de nós mesmos com toda a sinceridade “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...” 1 Coríntios 11:28. Humilhar-se diante de Deus pode ser entendido, pura e simplesmente, como “cair em si”, “cair na real”.
É como o filho pródigo que, ao olhar para si mesmo, tira de seus olhos uma venda que o impedia de enxergar sua real situação: estava num chiqueiro; aos olhos do patrão, era quase um porco com os porcos. Era ainda pior, pois nem poderia comer a mesma comida que eles. Ao ver-se como era, foi possível tomar o caminho de volta para casa.
Mas não gostamos de nos humilhar diante de ninguém, ainda mais diante de Deus. A essência do ser humano é querer ser Deus. O salmista diz: “Vocês são todos deuses, gostam de se achar os filhos do Altíssimo. Mas é como homens que vocês vão morrer, em sua real condição, pois pensam que são deuses, mas não são...” Salmo 82:6-7.
Pensemos agora em quantas desculpas encontramos para justificar nossos pecados. “Não, Senhor, eu não pequei. Foi a mulher que o Senhor me deu... Não, Senhor, eu não pequei, foi a serpente que me enganou”. Humilhar-se diante de Deus é reconhecer onde exatamente erramos. Onde é preciso consertar. Por isso é que temos um momento de confissão nos cultos. Para não deixar a soberba humana e o orgulho endurecerem nosso coração. Para reconhecer a soberania que é de Deus; a santidade que emana Dele. “Cair em si” é o primeiro passo para a cura divina de nossa terra.
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13.
“Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)” Salmos 32:5
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:9
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, E ORAR...”
A oração é uma arma poderosíssima de Deus para o seu povo, quantas batalhas Israel venceu pela oração sem necessitar sequer de descer ao campo de batalha.
A igreja do Senhor não é diferente, a oração abre cadeias:
"E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava. E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.” Atos 12:3-16
Através da oração é possível ver circunstâncias sendo mudadas, decretos de morte sendo anulados, cativos sendo libertos e ver Deus sarar a terra ferida.
Aliada a humilhação a oração move o braço de Deus de maneira favorável a seu povo.
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Salmos 51:17
“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” Jeremias 33:3
Queres ver tua terra sarada? Esteja disposto a orar sem cessar, tendo a certeza de a oração de um justo pode muito em seus efeitos, com capacidade de mudar o curso de sua história.
“Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade.” Isaías 38:1-6
“Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.” 1 Timóteo 2:8
“Orai sem cessar.” 1 Tessalonicenses 5:17
“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16
Se a oração de um justo pode muito em seus efeitos, imagine o resultado de vários justos orando juntos pela cura da nação?
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, E BUSCAR A MINHA FACE...”
Buscando o Senhor significa buscar sua presença. "Presença" é uma tradução comum da palavra hebraica "face". Literalmente, nós devemos buscar sua "face". Mas esta é a maneira hebraica de se ter acesso a Deus. Para estar diante de sua face é estar na sua presença.
"Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito." Gênesis 17:1
Buscar é: analisar com minúcia; examinar exaustivamente. Esforçar-se excessivamente para encontrar algo ou alguém. Empenhar; tentar obter algo com esforço. Dirigir-se para; caminhar em direção a.
Buscar a face de Deus é empenhar-se de maneira excessiva e exaustiva, atentando para as minúcias do caminhar em direção ao Eterno, andar em Sua presença.
Quando se encontra as expressões bíblicas “ escondeu o rosto”, “encobriu sua face”, refere-se a ausência do Senhor . Sua “não “ presença em meio do Seu povo.
“Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado.” Salmos 30:7
“E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado; ouve-me depressa.” Salmos 69:17
“Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)” Salmos 67:1
Buscar a face do Senhor é ser perseverante no objetivo de viver no centro da vontade de Deus. É lutar contra os obstáculos para estar em comunhão com o Senhor.
Porque todos que o buscam de maneira sincera o encontram. E de maneira alguma serão os mesmos.
“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 29:13
"Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.” 1 Crônicas 16:11
“Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.” Salmo 27:8-9
Se queres ver tua terra sarada seja diligente na busca incessante da face de Deus. Busque com fé sabendo que Ele o recompensará, trazendo cura a sua geografia, sarando sua terra.
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6
Buscar a face de Deus é o mesmo que dizer: “olhar nos olhos dele”. Ir fundo no processo do arrependimento. Não é orar formalmente, fazer por fazer, mas buscar aquilo que no momento parece distante e escondido. O pecado, a desobediência fizeram o rosto de Deus desaparecer no horizonte da vida do povo.
Para retomar a vida, é preciso trazer esse rosto novamente diante dos nossos olhos. É preciso encarar Deus, olho no olho, demonstrar a ele nosso sincero arrependimento. Para isso, é preciso intimidade. É difícil encarar o estranho olho no olho. Porque isso revela nossa alma. Olhando nos olhos de alguém é difícil esconder a emoção, dissimular, mentir.
Deus quer nos curar, mas para isso ele quer olhar nos nossos olhos, ter intimidade conosco, entrar nos nossos sentimentos mais profundos do coração. O povo que conhece o nome do seu Deus sabe que esse nome indica misericórdia e favor. Por isso, esse povo ora; busca a face de Deus, encara seu olhar. Um olhar que não é de cobrança ou ira, mas de amor, como Jesus fez com o jovem rico certa vez. Depois de cair em si, é preciso encarar Deus olho no olho. Esse é o caminho da cura.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS...”
Eis aqui um dos principais pontos de cura contra as feridas do pecado. Arrependimento e conversão genuína.
Conversão: Ação ou efeito de converter ou converter-se. Quando uma coisa passa a ser outra; transformação. Ação de alterar e/ou modificar um sentido, caminho e direção. Ação ou efeito de mudar de opinião, ponto de vista, hábitos, costumes.
Converter: Mudar, transformar. Mudar-se, transformar-se.
É impossível vermos o agir transformador de Deus sem uma mudança genuína em nosso caráter.
Não basta só nos humilharmos, orarmos e buscarmos a face do Senhor, é preciso além disso uma conversão de vida, um novo nascimento para assim podermos ter nossos pecados perdoados e então a terra sarada.
A religiosidade é um engodo que cega seus seguidores com máscaras de espiritualidade, mas que na realidade nunca vivenciaram uma intimidade com Cristo, tampouco uma conversão verdadeira, gerando uma das maiores surpresas que muitos terão no dia da prestação de contas.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7:21-23
Profetizavam, expulsavam demônios, faziam maravilhas, porém estavam na prática da iniquidade, achando que faziam a vontade de Cristo, sem contudo serem conhecidos por Ele.
Portanto há um chamado ao arrependimento e conversão por parte do Espírito Santo de Deus:
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor," Atos 3:19
"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lucas 15:7
"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." Joel 2:13
“Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.” Ezequiel 18:30-32
Esse é o momento da virada; a cura final para a desobediência é fazer meia-volta nesse caminho. A conversão é uma nova direção de vida. A palavra “mau” que aqui aparece demonstra a essência do caminho do povo distante de Deus. Não é apenas uma prática, mas é um caráter mau que existe no caminho da desobediência. É uma essência de morte. Não dá pra prosseguir assim.
É preciso dar meia-volta. Se alguém está doente porque determinada comida lhe faz mal, não adianta mudar o tempero. É preciso parar de comer aquilo. O pecado não pode ser disfarçado sob outro nome ou outra prática. Ele é mau em essência; tem que ser deixado! Converter-se é a conseqüência natural de “cair em si” e olhar nos olhos de Deus. Ao olharmos para nós e olhar para Deus, não existe alternativa possível para nós: somos como que obrigados a nos converter a Ele, pois somos interiormente convencidos de que esse é o único caminho possível de vida e cura!
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”
“...então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”
Existe uma promessa de redenção, perdão e cura da parte do nosso Deus para todos que trilharem o caminho direcionado por Ele que é a HUMILHAÇÃO, ORAÇÃO, BUSCA DE SUA FACE (PRESENÇA) E CONVERSÃO. A promessa é ser ouvido pelo Senhor, ser perdoado e ver Deus curar nossa terra de todos os males do pecado.
Deus, ao contrário do que pensamos, está mais do que disposto a perdoar. Tanto que Ele deu essa receita de cura para o povo antes mesmo que ele pecasse. Deus ensinou a cura antes mesmo que a doença surgisse! Por isso, ele diz: Eu ouvirei. Ouvir é fácil. Às vezes, podemos errar contra alguém e essa pessoa pacientemente nos escuta pedir perdão. Ela observa nosso choro. Sente nosso tremor. Mas não aceita nosso pedido.
Deus ouve e dá um passo além: perdoa. Ele age para mudar a situação gerada pela morte, pela desobediência, pelo pecado. E mais: Ele sara a ferida que a desobediência causou. É como uma mãe que alerta o filho para uma brincadeira perigosa, mas jamais se recusa a passar remédio na ferida ou dar um beijinho pra sarar.
Deus não recusa seu amor só porque uma vez o desobedecemos. O caminho da cura é um caminho aberto para nós, porque Deus nos dá a receita. Ele nos convida a evitar o pecado e as consequências trágicas do pecado em nossa vida. Mas, se pecarmos, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Deus não apenas ouve, não apenas perdoa, mas dá a real chance do recomeço.
Decida hoje recomeçar um novo tempo em sua vida, um tempo de perdão, cura e restauração. Um tempo de intimidade com o Pai e terras saradas. Siga o que orienta a Palavra de Deus e viva sua jornada nesta geografia em terras saradas pelo poder do grande El Shadai.
Deus vos abençoe.
Fiquem todos na paz de Cristo!
A mais pura verdade assim está o Brasil e muitos vontinuam brincando com Deus não existe livre árbitro para fazermos coisas erradas e simplesmente pedir perdão como se nada tivesse acontecido!Deus fala se ajoelharem e pedirem verdadeiramente sararei a vossa nação!
ResponderExcluirEstão pensando que Jesus é brinquedo, a mão de jesus pesa, mais aqueles que buscam de todo coração serão poupados
ResponderExcluirA maior certeza que tenho e que só Jesus tem o poder de salvar.
ResponderExcluirPrecisamos olhar olho a olho com nosso pai ter intimidade com Deus orar se humilhar orar em espírito em verdade pra Deus sarar a nossa terra nossa terra está doente
ResponderExcluirEsse texto é muito dificiel para aminha interpretação, mais me toca o bastante
ResponderExcluirMuito interessante essa interpretação da palavra, não tinha analisado com esse olhar, mas concordo, que Deus continui abençoado e inspirando nessa jornada.
ResponderExcluir