quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Atitudes que levam os outros ao desânimo




Atitudes que levam os outros ao desânimo

“mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus.” Josué 14:8

Este versículo faz parte do discurso de Calebe. Ele havia saído do Egito quando Israel foi redimido e libertado com mão forte pelo Senhor, no decurso da peregrinação foi um dos doze espias que apreciaram a terra. Voltou juntamente com Josué, trazendo bons relatos que trouxeram ânimo ao povo. Entretanto, dez dos doze espias enviados trouxeram relatos duros e desanimadores que derreteram o coração de todo o povo hebreu, ou seja, o desânimo tomou conta da nação hebreia.

O que é desanimar?

Fazer com que alguém deixe de possuir ânimo; deixar de estar entusiasmado; perder a vontade ou a coragem de agir; desisti.Fazer com que a intensidade de (alguém ou alguma coisa) diminua; esmorecer.

Moisés havia enviado doze espias, um de cada tribo de Israel, o objetivo era de trouxessem uma descrição da terra prometida que manava leite e mel. Porém, dos enviados apenas dois trouxeram relatório favorável, Josué e Calebe. Os único a enxergar além das dificuldades e vibrar com a terra da promessa.
Uma pessoa mina a coragem de outra, fando-a esmorecer, tendo atitudes semelhantes a dos dez espias.

Os dez espias desanimaram o povo ao negarem com suas palavras as promessas de Deus. Eles em vez de reafirmarem as promessas do Eterno, as negaram.

“Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! "
Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós".
E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.
Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles". Números 13:30-33

Há muitas pessoas que estão com suas visões cauterizadas, não conseguem contemplar além da dificuldade, a solução, além da doença, a cura, além do deserto, a terra que mana leite e mel.

Tal atitude anula o agir de Deus, pois Deus é galardoador dos que creem, não dos que duvidam. Portanto, seja um incendiador de ânimo com palavras de fé, coragem e ousadia, não uma torrente de água gelada, um desanimador do povo.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6

“Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". Marcos 10:27

“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” Provérbios 12:25

Outra forma que os dez espias usaram para desanimar o povo foi desmerecer a capacidade pessoal e coletiva de seus irmãos. Durante sua peregrinação no deserto, a nação de Israel obteve inúmeras vitórias diante de circunstâncias que pareciam ser o fim. Contudo os dez espias desdenharam destas conquistas ao não atentarem para o Deus que os manteve no deserto, provendo comida, água, segurança, onde nem suas roupas se gastavam.

“Durante quarenta anos tu os sustentaste no deserto; nada lhes faltou, as roupas deles não se gastaram nem os seus pés ficaram inchados.” Neemias 9:21

Em contra partida viam só problemas, e conseguiram contaminar o povo com essa visão de derrotados, visão desanimadora, ao ponto do povo murmurar.

“Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!
Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? "
E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! " Números 14:2-4

Todas as vezes que temos a atitude de depreciar alguém, pré julgando como incapaz, duvidando de sua capacidade, lançamos sobre ela o mesmo mal que os dez espias lançaram no povo de Deus: o desânimo.


Uma atitude sem vigilância, uma palavra dita em momento impróprio é capaz de estimular a desistência da caminhada, do sonho, do projeto, das promessas.

“As palavras do sábio lhe trazem benefícios, mas os lábios do insensato o destroem.” Eclesiastes 10:12

“As palavras do homem são águas profundas...” Provérbios 18:4

Sempre que alguém incentiva o outro a não perseverar nas promessas de Deus, em Sua Palavra, mesmo que ainda não tenha se cumprido, roubamos o entusiasmo dela.

Entusiasmo vem do Latim ENTHUSIASMUS, do Grego ENTHOUSIASMOS, “inspiração divina”, do verbo ENTHOUSIAZEIN, “estar inspirado ou cheio de Deus, estar em êxtase”, de ENTHEOS, “divinamente inspirado, cheio por Deus”, formada por IN-, “em”, + THEOS, “Deus”.

Que sejamos nesta geração os entusiasmados do Reino, homens e mulheres cheios de Deus, inspirados pelo Senhor animando o povo a continuar na fé e perseverança do evangelho.
Deus conta com a geração Josué e Calebe, que não se intimidam com gigantes, mas que tem a fé firmada Naquele que tudo pode, que o Senhor que fez a promessa cumprirá.

“Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.” Provérbios 16:20

“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.” Hebreus 10:23

Deus os abençoe!

Fiquem na Paz de Cristo!





Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes