quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Combatendo o Orgulho




Combatendo o Orgulho


“ O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” Provérbios 16:18

O orgulho está por trás de toda a violência que atormenta o mundo atual – em casa, no trabalho, na rua, ou na igreja.

Pare e pense por um instante. Do que é capaz um orgulhoso ofendido? Que tipo de ação o orgulho provoca nas pessoas? Um ego ofendido é capaz de levar um homem a matar sua esposa e seu amante. Um ego ofendido é capaz de induzir um pai a massacrar com a vida dos filhos. O orgulho racial ou patriota tem gerado discursos inflamados e, muitas vezes, guerras. Brigas em bares, restaurantes e no trânsito, seguidas de mortes cruéis, surgem de disputas insignificantes entre egos ofendidos. Amizades de longas datas são destruídas por casa do orgulho. Igrejas se dividem por causa do orgulho.

Enfim, grande parte do ódio (que ofende, segrega, divide, humilha, fere e até mata) que existe, desnecessariamente, hoje ocorre porque as pessoas tentam defender seu orgulho, mascarando-o com outros nomes, como “amor”, “cuidado”, enfim independente da defesa que procuram usar, o que de fato é evidenciado pelo ser dominado pelo orgulho é de que sempre busca conseguir passar na frente dos outros a qualquer custo.

Orgulho segundo nosso dicionário tem os conceitos de:Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, Soberba; elevado conceito que alguém tem de si próprio; Altivez; amor-próprio exposto de modo exagerado; Desdém; ação que demonstra desprezo em relação ao próximo. Arrogância; excesso de admiração que o indivíduo tem em relação a si próprio, baseado em suas próprias características, qualidades e/ou ações.

Sinônimos de Orgulho: altivez, desdém, vanglória, vaidade, ufania, jactância, inanidade, alarde, ostentação, arrogância, soberba

“O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.” Provérbios 16:5

Esse versículo nos ajuda a perceber que o orgulho, antes de ser um pecado contra o próximo, é um pecado contra Deus, a ponto de o Eterno detestar os que por este caminho enveredarem, pois é essencialmente uma forma de incredulidade, é fruto da falta de fé na graça de Deus em Cristo.

O orgulho é o afastar-se de Deus especialmente para buscar a satisfação no eu, da mesma forma que a ansiedade e o medo são estados da alma que viu fracassar seus esforços de buscar satisfação, em tudo e todos, sem fé na graça de Deus em Cristo.

O orgulho é a mais profunda de todas as formas de incredulidade, porque a autoestima (como eu me vejo, mais do que como Deus me vê), a autodeterminação (como eu faço as coisas por mim, mais do que como Deus faz as coisas por mim) e a auto exaltação (como eu me expresso, mais do que como Deus quer que eu me expresse) estão por trás de toda atitude orgulhosa. A essência do orgulho, portanto, é a autonomia ou a independência de Deus.

“Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,
mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado, declara o Senhor.” Jeremias 9:23,24

Para compreendermos melhor a forma de atuação do orgulho no ser humano, analisaremos 3 palavras gregas que definem bem sua forma maligna de agir.


1ª ALAZONEIA (Presunção em palavras ou soberba)

-Presunção= Sentimento ou opinião de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio.

-Soberba=Altivez; qualidade de quem é arrogante, presunçoso, prepotente e intolerante. Comportamento que denota orgulho; dito que expressa arrogância e presunção.

A ALAZONEIA é a ação do orgulho na vida da pessoa, onde se usa palavras em seu próprio benefício. Promete o que não pode cumprir.

Esta ação descreve o indivíduo que ignora a soberania de Deus, que tenta controlar sua vida atual e moldar seu próprio futuro.

"Esta é a interpretação, ó rei, e este é o decreto que o Altíssimo emitiu contra o rei, meu senhor:
Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.
A ordem para deixar o toco da árvore com as raízes significa que o teu reino te será devolvido quando reconheceres que os Céus dominam.
Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz".
Tudo isso aconteceu com o rei Nabucodonosor.
Daniel 4:24-28

“Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.” Atos 12:23

Quem vive dominado pela Alazoneia utiliza de sua língua para diminuir os outros, ostentando seus feitos não tributando ao verdadeiro Conquistador , que é Deus. Retendo honras e glórias para si com suas palavras.

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 João 2:15-17



2ª HYPEREPHANIA( Orgulhoso e arrogante em pensamento)

É o homem ou mulher que exalta a si próprio acima dos outros, não através de atos exteriores. Mas com uma atitude interior do coração que ergue um altar a si próprio em seu íntimo, onde realiza seu culto ao Ego como senhor de sua vida.

"Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso." Salmos 101:5

"A vida de pecado dos ímpios se vê no olhar orgulhoso e no coração arrogante," Provérbios 21:4

"O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos." Provérbios 16:5

“Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração.” Lucas 1:51

Não deixemos a Hyperephania controlar nosso coração, mas o guardemos de toda malícia do orgulho.

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Provérbios 4:23

“Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.” Tiago 4:6


3ª HYBRIS( Insolente, e bastante injurioso em atitudes)

É a força do orgulho que leva os homens a agirem com violência e arrojada insolência contra Deus e os homens.

-Insolência= Manifestação do orgulho das pessoas que se elevam acima de sua condição.

“O ganancioso (altivo, orgulhoso, egoísta, cobiçoso) provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.” Provérbios 28:25


* “o ganancioso” – heb. nephesh rachab – alma larga, alma estufada. Nós costumamos dizer: “ego inflado”, “pessoa que não cabe dentro de si”.


Em relação a Deus, a Hybris leva o ser humano a esquecer sua criação, permitindo que as paixões mundanas o dominem de tal forma, que a superioridade perante as demais pessoas é conquistada através da injúria.

-Injúria= Insulto, prejuízo, dano, ato ou expressão altamente ofensiva, violação do direito do outro, estrago, detrimento.

"Mas eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios. Os restantes, agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram.” Mateus 22:5,6

“a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.” 1 Timóteo 1:13,14

Quantas cenas nos vem a mente neste exato momento?

Quem nunca presenciou ou viveu circunstâncias onde a Hybris foi evidenciada na vida de pessoas em forma de palavrões através de insultos, de desrespeito com seus direitos?

“Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4:6

“Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".1 Pedro 5:5

Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza,Jeremias 9:23

13 Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. 14 Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. 15 Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. 16 Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. Tiago 4:13-16

Venha a Cristo e glorie-se em Deus. Isso restaurará sua relação com Deus, com o próximo e colocará um novo cântico em seus lábios:

Rm 15.7-9 – 7 Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus. 8 Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas, 9 a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso, eu te louvarei entre os gentios; Cantarei louvores ao teu nome”.

Deixemos Deus cuidar de todas as áreas de nossa vida, não é preciso o “Eu” fazer alguma coisa, mas pelo contrário, deixa que Cristo faça a obra em nossas vidas.

Estejamos vigilantes, o orgulho e seus males andam a caça de corações vazios da presença do Messias, deixe Jesus preencher seu coração e vida, pois quando o orgulho bater a porta de sua vida, o Senhor irá recebe-lo a porta e dizer: Está ocupado!

“É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:30

Deus vos abençoe!

Fiquem na paz de Cristo!








Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes