quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O bom perfume de Cristo


Resultado de imagem para perfume
“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.
Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?
Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.”
2 Coríntios 2:14-17

Um perfume nos traz recordações de pessoas ou lugares, momentos.

Todos conhecemos alguém que de longe se identifica sua presença, só pelo aroma de seu perfume em particular.

Perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano. Seu nome deriva do latim “ per fumum”, e significa "através da fumaça"

A força de um perfume depende, basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em temperaturas normais. Outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. É comum ouvir falar em fragrâncias com forte ou fraco poder de fixação, ou seja que persistem ou não por várias horas.

O perfume em sua composição, possue uma subdivisão em três partes que é chamado de classificação.


Classificação

Notas de Saída (Cabeça) Pai

A introdução. A impressão inicial, elaborada para despertar o interesse, são as notas mais leves aquelas que "escapam" do frasco.

Deus tem trabalhado em nossas vidas com intuito de sermos os agentes de despertamento de interesse das pessoas em seguí-lo. Como isso ocorre? Através de nosso proceder diário onde manifestamos o caráter de Cristo.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,” Hebreus 12:1

O mundo que perece na fétida vida de pecado, deseja ver e sentir em nós o aroma de Cristo, aroma de vida, de mudança genuína, de transformação real de vida.

· Notas de Coração (Corpo) Filho

O centro, a alma, a personalidade do perfume, são notas que expressam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume "desaparece" sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias.

Toda a nossa vida necessita expressar o tema principal de sua existência que é a pessoa do Senhor Jesus. A bíblia, a terra, eu e você, existimos por causa Dele.

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.”
Colossenses 1:16-20



“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” João 1:1-3

Se nossas vidas não refletem o caráter e o viver do Messias, estamos enganando a nós mesmos. Pois temos o dever de andar como Ele andou.

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” 1 João 2:6

· Notas de Fundo (Base) Espírito Santo

Garante o poder de fixação de uma fragrância, são notas que definem o cheiro que se difunde na pele. Pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal.

Assim como os perfumes em sua composição completa possue três notas, assim em nossa vida habita a trindade.

Não há como exalar o aroma de Cristo sem o Espírito Santo, é Ele que nos ajuda, orienta, intercede, santifica.

O homem natural jamais conseguirá viver os padrões do Reino sem o Consolador.

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”. João 15:26

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26



Deus sempre valorizou o perfume.

“Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;
E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo;
E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será.
Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor.
O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo.” Êxodo 30:33-38

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.” Mateus 2:11

“Então Maria, tomando um vaso de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.” João 12:3

Isso serve para observarmos o quanto o perfume era valorizado biblicamente, não é a toa que o apóstolo Paulo escreve à igreja de Corinto, declarando sermos o bom perfume de Cristo.

Para entendermos melhor as razões desta mensagem, compreendamos o que era a Corinto na época de Paulo.



Corinto foi uma das cidades mais orgulhosas, ricas e perversas do mundo antigo. Estava localizada na faixa de terra que unia a parte sul do Peloponeso com a parte continental da Grécia. Converteu-se facilmente no maior centro comercial da Grécia por estar situada sobre a estrada norte-sul, e por ser os dois portos marítimos florescentes de Cencréia, no leste, e de Lechaeum, no oeste. Estava, portanto, literalmente “na encruzilhada dos caminhos”. Em seus arredores havia terras férteis onde cresciam oliveiras, parreiras, tamareiras e outras árvores frutíferas.

Paulo chegou a Corinto em torno de 52 d.C., e permaneceu ali durante um ano e meio, ganhando a vida através da fabricação de tendas. Estima-se que no tempo em que Paulo esteve em Corinto a cidade teria uma população de uns 250 mil cidadãos livres e não mais de uns 400 mil escravos.

Seus habitantes interessavam-se pela filosofia grega e tinham a sabedoria na mais alta estima.


Em Corinto havia pelo menos 12 templos. Não há certeza se todos estavam em funcionamento nos dias do apóstolo Paulo. Um dos mais infames era dedicado a Afrodite, cujos adoradores praticavam a prostituição religiosa. Certo período, mil prostitutas sagradas serviam no seu templo. A imoralidade de Corinto tornou-se tão amplamente divulgada que o verbo grego “corintianizar” veio a significar “praticar imoralidade sexual.



Corinto era uma cidade que tinha sua sociedade mergulhada na imoralidade, na idolatria, no engano. Embora Corinto tivesse de certo modo modernidade, vivia escrava de comportamentos nocivos aos seus habitantes.

Esta influência negativa e maligna chega a contaminar alguns membros na igreja de Corinto, razão que leva Paulo a escrever duas cartas endereçadas a este povo, para trazer a lembrança de que em meio a uma sociedade corrompida e morta por conta do pecado, se faz necessário como igreja e povo escolhido por Deus tomar uma postura de não contaminação, de incorruptibilidade.

De além de ser sal e luz em uma sociedade sem sabor, sem vida e em trevas, ser o bom perfume de Cristo. Tendo em vista haver naquela época o mal perfume, que Paulo os descreve como os falsificadores da Palavra de Deus, que deturpavam a mensagem Cristocêntrica do evangelho, levando o povo ao ensino do engano.

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.”
2 Coríntios 2:17

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.” 1 Coríntios 3:1

“Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” 1 Coríntios 3:3

Este cenário lhe é familiar?

Isso mesmo, não estamos em Corinto, mas as práticas são semelhantes.



CUIDADO COM AS MOSCAS

“Assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra”. Eclesiastes 10:1

O sábio Salomão nos traz uma lição do cuidado que devemos ter com nossas vidas como um bom perfume de Cristo.

Porque o inimigo de nossas almas usará de todos os artifícios para nos paralisar na caminhada, e Salomão nos chama a atenção para a mosca, pois assim como uma única mosca pode estragar todo um recipiente de perfume, assim a “mosca” do pecado pode estragar toda a construção de uma vida de relacionamento com o Eterno.

Não precisa de muito, basta uma e o estrago é feito.

“Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?” 1 Coríntios 5:6

Quantas não são as pessoas que estavam vivendo em plena comunhão com Deus, suas ações exalavam bom cheiro, seu testemunho era agradável, mas que por falta de vigilância deixaram a mosca do pecado, do desânimo da decepção, da revolta entrar e acabou por estragar todo o bom perfume que havia.

Se você se encontra nesta situação, saiba que Deus tem o interesse de fazer a restauração em sua vida e lhe proporcionar um novo aroma, não mais de morte, mas de vida e de vida eterna.



Abra sua vida e deixe o Senhor abençoar sua vida.
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes