terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A Presença




“A PRESENÇA”

“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.” Salmo 127:1-5

Este salmo é denominado “Salmo didático”. Tal é o título que se dá aos SALMOS que ajudam a refletir sobre temas, acontecimentos e valores importantes. Podem subdividir-se em "Salmos sapienciais" ou de meditação, o que é o caso do SALMO 127.

Especificamente este salmo , trás a temática da constituição do lar. Da casa quanto família, dos integrantes desta família. E a noção de que a presença de Deus na “casa” faz toda a diferença. De que todo esforço humano independente da provisão divina torna-se fútil, “...Inútil vos será...”

Uma das maiores consequências da sociedade estar em crise, é pelo motivo da família estar se dissolvendo. Acreditamos que a família é a principal célula da sociedade. Sendo assim uma família forte, constitui-se uma sociedade forte, e assim por diante.

Mas estamos vivendo numa sociedade que tornou-se independente de Deus, o que tem gerado os frutos negativos que facilmente são percebidos. Pois neste salmo vemos claramente que a benção na família e o suprimento das necessidades não derivam-se meramente do esforço humano, mas Deus dá ao seus amados, quando descansam Nele, quando esperam Nele, quando dependem Dele, e não se tornam auto-suficientes, independentes de Deus. “...pois assim dá ele aos seus amados o sono...”

Entendemos assim, que tudo que o homem adquire sem a benção de Deus é fútil, passageiro e a qualquer momento poderá ser tirado, mas o que provem de Deus o guarda de Israel é garantido.

“João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.” João 3:27

Muitos estão adoecidos por muito trabalhar e mau se alimentar em consequência de buscar pelas suas próprias forças uma vida melhor. Mas Deus nos orienta a confiarmos Nele e o restante será consequência de sua fidelidade para com nossa vida.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

Existe a promessa de um acrescentar do Eterno sobre a vida daqueles que o priorizam, assim sendo, quando nossas famílias priorizam o Reino estejam certos de que virá o acrescentar de Deus para suprir as necessidades do lar.

A cura para as mazelas humanas está em confiarmos em Deus. Descansarmos em Deus. Entregarmos a Deus e ele Tudo fará. (Sl 37.5).

A grande diferença entre a família que está de pé e a que está caída é o seu fundamento, pois o mesmo dependerá de quem a edifica, se formos nós com nossas forças humanas, lançaremos alicerces baseado na carnalidade do nosso ser, teremos uma casa que não resistirá as entempéres da vida.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
Mateus 7:24-27

Observe que Jesus nos mostra que as famílias enfrentam problemas semelhantes, entretanto, fica erguida após as tempestades a que tiver o melhor alicerce.

Edificar – no hebraico “bãnãh” - construir, fundar, estabelecer, edificar, reedificar, fabricar, formar, fazer. Metaforicamente, o verbo é usado com o significado de “construir a casa”.

Permita Deus começar o Seu “bãnãh”, O Eterno conhece e possue os materiais necessários para formar sua família, para a reedificar, caso hoje encontra-se desmoronada. Que venha o “BÃNÃH” sobre as famílias do Brasil, um tempo de cura e restabelecimento dos princípios eternais nos lares.

O salmo 127 retrata a verdade imutável de que sem Deus presente no seio da família, ela não subsistirá aos ataques de seus inimigos, pois acredite existem inimigos da família, basta vermos ao nosso redor, nossa sociedade geme pelas mazelas na qual muitas famílias se encontram.

Por se tratar de uma instituição divina, a família tem sido atacada desde o Éden por inimigos mortais. No mundo moderno, esse ataque tem sido extremamente violento, a ponto de muitos já duvidarem da necessidade de constituir família.

Há moços que têm receio de se casarem temendo não ter condições de levar adiante a constituição do lar, e também há moças que sentem o mesmo receio. Além disso, há, ainda, os que, inebriados pela propaganda materialista, que prega novas formas de convivência social em substituição ao lar, preferem lançar-se ao mar revolto das aventuras, das libertinagens sexuais, do falso "amor livre", e de tantas outras fugas, a enfrentarem a realidade, da boa convivência social, com base na instituição familiar.

Nenhum esforço humano conseguirá fazer pela família como seu criador fará.

Casa – “Bayit” no hebraico e tem os seguintes significados: lar, família, terra, lugar de habitação permanente.

O salmista ao falar de casa não se refere a uma casa feita de concreto ou madeira, mas refere-se ao lar, ao conjunto de pessoas que fazem parte da mesma família.

Deus criou a família com objetivo de se tornar permanente, crescer, frutificar e abençoar as geografias da qual fazem parte.

“E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:3

“E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;” Gênesis 26:4

Através de Abraão e sua família houve uma promessa de benção para as demais famílias da terra, hoje somos herdeiros desta promessa porque uma família ousou fazer de Deus seu Edificador, obedecendo Sua Palavra e confiando na orientação do Eterno.

Portanto, é notório que o segredo para o sucesso familiar, em meio a uma sociedade com valores relativistas e moralmente decaída, está na Presença do Senhor no centro da família, como Seu Edificador e Alicerce.

Quando assim procedemos, o nosso Deus nos coroa com Sua recompensa, Sua herança de honra e nobreza sobre o lar.

Herança - bãnîm - possessão, propriedade, herdar, adquirir, tomar como possessão.
“...pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.”
Salmos 127:2

“Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.” Filipenses 4:19

Deus garante suprir sua família do que necessita, quando O tornares o único edificador de sua casa.

Tome hoje uma postura perante sua família e sociedade, decida resistir aos ataques contra a família, siga o exemplo que Josué nos deixa, quando o povo de Israel cochiava entre dois pensamentos e no qual a maioria das famílias haviam desviado-se dos preceitos do Eterno, Josué se levanta como um verdadeiro sacerdote do lar, defensor dos princípios do Reino e declara:

“Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15

Declare agora mesmo que embora a sociedade decida se corromper, destruir os valores familiares, todavia você e sua casa, servirão a Deus, declarando e reconhecendo de que só o Eterno pode edificar uma família de êxito e feliz.

Pois eu declaro: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Que Deus abençoe sua família de maneira poderosa e que Seus desatares sobrenaturais venham endereçadas a sua casa em nome de Jesus.

Fiquem na Paz de Cristo!


Versão traduzida do original hebraico

. 1 - Se Javé não estabelecer a família, em vão trabalham os seus construtores.
Se Javé não vigiar a cidade, em vão vigiam os guardas.

2 - Não tem sentido levantar de madrugada e se atrasar para deitar, se é só para comer o pão sofrido do trabalho! Aos seus amigos, Deus o dá até enquanto dormem!

3 - A possessão que Javé concede são os filhos, seu salário é o fruto do ventre.

4 - Os filhos gerados na juventude são flechas na mão de um guerreiro.

5 - Feliz o homem que enche sua aljava com elas: não será derrotado nas portas da cidade quando entrar em juízo contra os seus inimigos.














Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes