terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Tempo: Prontos para Deus na hora de Deus





Tempo: Prontos para Deus na hora de Deus

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este  possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.” Eclesiastes 3:1-11

Hoje com a chamada vida moderna tudo é muito rápido, em frações de segundos podemos nos comunicar com o outro lado do mundo. Saber o que está acontecendo no mundo inteiro, conversar com qualquer pessoa de qualquer lugar do planeta num piscar de olhos.

Com a rapidez das informações através do computador, televisão e telefones, muitas vezes não temos paciência para esperar as bênçãos de Deus em nossas vidas.
Queremos que tudo aconteça assim em um estalar de dedos. Mas tudo tem o tempo certo. Às vezes recebemos uma Palavra de Deus e aquilo começa a demorar para acontecer ai começamos a ficar ansiosos e duvidosos será que foi comigo que Deus falou aquele dia? Faz tanto tempo e nada aconteceu ate agora.

Todos já tiveram aquele dia de não ter disposição nem mesmo para enfrentar a vida, quando a vontade foi de ficar na cama, quando um mau humor o deixou impaciente com as pessoas e com tudo. Essa é uma realidade na vida do homem, principalmente quando passa por momentos críticos.

Salomão ensina que o estudo da Bíblia produz uma visão consciente e construtiva a respeito da realidade. Os primeiros versículos dão a impressão de que os acontecimentos vão surgindo sem muita razão e as únicas coisas que restam são explicações simples e racionais para tudo. Ora se nasce, ora se morre, ora se edifica, ora se destrói, ora se ri, ora se chora. Como se tudo passasse pela vida sem sentido algum. Para o homem sem Deus, pode ser assim mesmo porque ele é vazio.

A vida é um pacote que recebemos. E nesse pacote tem de tudo: momentos bons e momentos não tão bons assim. Ao recebermos esse pacote não podemos descartar o que não gostamos, para ficar só com o que nos agrada. Enquanto estivermos vivos estaremos sujeitos a choro e riso, tristeza e alegria. Tudo em doses que se intercalam. A vida será tão boa quanto a maneira como lidamos com essa alternância de situações.

“Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.” Jó 2:10

O primeiro ponto que precisamos deixar bem claro é que a soberania de Deus nunca, nunca sofrerá qualquer ameaça. Ele sempre esteve e sempre estará no controle. Só esse entendimento já seria suficiente para nos trazer paz e segurança, mesmo no meio da pior situação possível. Até mesmo da morte.

Quantas vezes você já se viu angustiado por algo que gostaria que ocorresse logo?


Talvez o desejo de ganhar na loteria, ou uma casa, um carro, terminar logo o curso, ter um melhor trabalho, obter um aumento de salário, ser curado de uma doença, que a tribulação e o problema passem logo?

A grande verdade é que muitas vezes queremos que tudo aconteça rapidamente, num piscar de olhos. Nem imaginamos o que pode estar por trás de tudo isso. Não lembramos que nem tudo que é obtido com pouco esforço e rapidamente dura para sempre, e que poderá também ser perdido tão rápido quanto tenha sido ganho. A mesma facilidade de ganho, e a de perda do que possamos ter conquista. Podemos perder algo sonhado de forma verdadeiramente trágica e se tornar uma verdadeira maldição na nossa vida!

A Bíblia diz em Eclesiastes 3:1: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."

No entanto, o verso 11 mostra a vida com uma visão consciente e construtiva a respeito da realidade: “tudo fez Deus formoso no seu devido tempo”. Salomão ensina muito a respeito da vida. Este texto e o estudo da Bíblia mostram como viver melhor.

Salomão ensina que os acontecimentos da vida não são uniformes, não são iguais. Nem todos, hoje, têm motivos para sorrir. Para alguns, hoje está sendo tempo de edificar, de plantar e de se alegrar. Tempo onde as coisas não poderiam estar melhores. Para outros, está sendo tempo de destruir e de arrancar o que plantaram durante a vida inteira: desistem de sonhos, desfazem de bens para sobreviver e assim por diante. Há aqueles que estão no tempo de insatisfação nas mais diversas áreas ou momentos de dor, e até de morte.

É difícil entender o momento que o ser humano está passando, porém as dores da nossa história não tiram a beleza da vida por si só . 

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18

Nesses momentos, é preciso entender que as dores e dissabores não alteram o agir de Deus. Depois de alinhar tantos elementos contraditórios, Salomão complementa que Deus fez formosos os mínimos detalhes da vida, da família, do lar, da igreja e assim por diante.

Salomão ensina que o ser humano precisa aprender a existir com discernimento, sabedoria e entendimento. Ensina a buscar sabedoria para viver os acontecimentos ao seu tempo. A grande dificuldade do homem é aprender a viver a experiência certa no tempo certo. É impressionante como ele sempre vive desajustado, fora do tempo com os filhos, com o cônjuge, com Deus, com tudo.

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:11-13

Constantemente, as pessoas se lamentam: “se eu soubesse que os filhos cresciam tão rapidamente, teria aproveitado mais tempo com eles, enquanto ainda estavam no meu controle”. Muitas vezes, o ser humano lamenta por algo que não volta mais. Por isso, é necessário aprender a viver com discernimento. Muitas pessoas amam na hora errada e, por isso, se separam na hora em que não queriam. Não aprendem a sorrir na hora certa e, por isso, choram na hora errada. Não discernem a hora de abraçar e, por isso, se afastam quando não queriam.

Deus conhece nossos planos; nossos projetos; nossas metas; nossos sonhos. Tem desejo e prazer em realizar tudo que desejamos, mas almeja que tudo isso seja verdadeiramente bom e com boas intenções. Ele é o conhecedor do seu passado, do seu presente, e sabe muito além - seu futuro! Ele sabe o que ocorrerá caso realize aquela vontade do nosso coração. Tão sabiamente e poderosamente conhece o que pode nos ser uma verdadeira tragédia e maldição, enquanto nós achamos que deve ser uma benção!

“Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” Salmos 37:4,5

“Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Tiago 4:2,3


As coisas mais preciosas e valiosas, são as que conquistamos com esforço, trabalho, suor, batalha, merecimento, verdade, honestidade. Cada coisa tem seu tempo. Cada coisa tem seu propósito. Cada momento tem seu objetivo.

Deus tem grandes bênçãos reservadas à nós. Por vezes ainda não estamos preparados para receber aquilo que muito desejamos. 

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” 1 Coríntios 2:9

Mas devemos confiar! Não conhecemos os tempos, nem os propósitos dos acontecimentos. Mas, além de tudo, podemos confiar de que até mesmo as nossas tribulações tem período de tempo marcado para ter um fim! 

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28

Tudo tem um propósito: tornar-te uma pessoa melhor, trazer-te para perto de Deus, converter seu coração, mudar sua vida, conceder-lhe a salvação em Jesus! Se há algo que você almeja e que não te trará para perto de Deus, saiba que esse será um desejo que Ele não irá realizar!!! 

Nada Deus faria que afastasse Seus filhos dos Seus caminhos de retidão!

Confie em Deus, e espere nEle! Tudo faz novo ao seu tempo... e para "tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."



A maioria das pessoas não tem discernimento algum para existir e apenas passam pela vida. Não sabem quando edificar ou quando parar. Quando abraçar ou quando se afastar. Às vezes antecipam, outras vezes atrasam. Precisamos aprender a viver cada fato no seu tempo certo. A vida é uma dádiva de Deus. Precisamos aprender a fazer algo de bom com ela e aproveitar o máximo daquilo que Deus nos tem dado. Corra para aproveitar o tempo de Deus para você.

Saiba que o tempo de Deus não é o nosso tempo assim como seus pensamentos e os seus caminhos não são os nossos. Nós vivemos o Chronos que é o nosso tempo, o tempo de Deus é o Kairós. Deus sabe o momento certo de nos abençoar os seus caminhos assim como seus pensamentos são totalmente diferentes do que nos pensamos ser.

“Por que os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Por que, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meu caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9

Se Deus falou vai se cumprir no tempo certo de Deus. Por que? Ele não é homem para que minta e nem filho de homem para que se arrependa. 

“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não confirmaria?” Números 23:19

Discirna seu tempo, qual é o momento da sua vida?

Conhecer o fase atual que Deus a dirige é de suma importância.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

Viva seu tempo(fase da sua vida) como o Kairós do Eterno.

Kairós – “Tempo”, especialmente um “ponto no tempo”, “momento”, “tempo oportuno”, “oportunidade favorável”, “ponto justo”, “medida certa”, “lugar apropriado”, “aquilo que é conveniente apropriado ou decisivo”.

Na teologia passou a ser usado para descrever a forma qualitativa do tempo ou “o tempo de Deus”, o tempo que não pode ser medido, é o tempo da oportunidade, livre do peso das cargas que se passam e da ansiedade das coisas que acontecem antes do tempo, ele se manifesta sempre no presente, instante após instante; Kairós marca os momentos que se tornam inesquecíveis, ainda que tenham sido breves, os gregos acreditavam que com o Kairós poderiam enfrentar o cruel e tirano Chronos.
Quando se fala em Kairós se quer indicar que alguma coisa aconteceu tornando possíveis ou impossíveis certas coisas.

Não meça Deus pelo seu Chronos.

Chronos – “Tempo”, “período de tempo”, “espaço de tempo, longo ou breve”.

Chronos serve inicialmente para a designação formal de um espaço de tempo, ou ponto de tempo, refere-se ao tempo cronológico ou sequencial que pode ser medido. Ele controlava o tempo desde o nascimento até a morte, um pensamento Grego era que Chrono representava o tempo que faltava para a morte, uma vez que era impossível fugir do mesmo, todos seriam mais cedo ou mais tarde vencidos (devorados).

Kairós é a invasão de Deus no tempo, quando Deus invade o chronos se estabelece o kairós, Deus invadiu a história, Deus invadiu a história para fazer o que tinha que ser feito, na hora que tinha que ser feito, e o kairós divino só leva em conta se o ser humano que ele escolheu para este Kairós está pronto. Ele não leva em conta se as circunstancias são acolhedoras ou favoráveis, Ele leva em conta se o ser humano está pronto.
E quando Ele (Deus) se manifesta, o kairós dignifica/dá sentido ao choronos, aquele tempo, aquele minuto.

O Espirito Santo é um agente preparador, ele nos prepara para estar pronto a manifestação de Deus através do kairós, nos permitindo viver um tempo oportuno, e se alinhando com a vontade do Pai. Muitas vezes nossas ações diárias de serviço que afetam a vida do próximo, pode ter sido a manifestação do kairós de Deus na sua vida em virtude/favor do outro, um abraço amigo, uma palavra, um estender de mãos para aquele que não tem mais nenhuma outra opção.

O Espirito Santo trabalha em nós para nos deixar disponíveis, para que o Senhor possa invadir o chronos na hora que Ele quiser e assim manifestar a Sua vontade aos homens, isso faz com que a nossa vida ganhe sentido, cada manifestação do kairós dá sentido ao nosso chronos, assim  nos ajuda a filtrar o que devemos ou não fazer, nos fazendo compreender por que a gente está na história, a gente está na história para que Deus invada a história a hora que ele quiser através de nós. Prontos para Deus, na hora de Deus. Por que da nossa prontidão, pode depender a nossa vida, assim como a vida de outras pessoas, assim como a salvação do Mundo, vide Jose e Maria, que estavam prontos para Deus.

Existe um tempo certo para que se manifeste a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossas vidas, assim como vimos em Eclesiastes não temos como mudar isso, vivemos regido pelo Chronos; cada ano, mês, dia, hora que se passa precisamos nos atentar em estar posicionados de uma forma para que quando o Kairós chegue agarremos suas mechas com todas as nossas forças para que ele não escape.

Devemos vigiar e orar, estando atentos aos sinais que nos cercam e preparando um caminho para que Ele venha sobre nós, que possamos ouvir Seu chamado e assim como os apóstolos deixar tudo e segui-Lo, compreendendo que viveremos tempos difíceis, porém sempre confiantes que Ele está conosco e nos dará o refrigério necessário em tempo oportuno (Kairós) para que não venhamos a retroceder.

Siga em frente e viva o melhor tempo de Deus sobre sua existência, pois estar no centro da vontade do Eterno sempre será o melhor lugar.


Que Deus vos abençoe!

Fiquem todos na paz de Cristo!!





Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes