sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Você está fazendo as escolhas certas?




Você está fazendo as escolhas certas?
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Salmos 1:1-6

A bíblia é rica em orientações para a vida na terra, é o verdadeiro “manual do fabricante”. Onde se pode encontrar conselhos, admoestações, correções, exortações, ajuda para todas as áreas da vida como um todo.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17

Não foge a regra em se tratar deste assunto tão fundamental para a vida como ser humano, como o de se fazer escolhas. E este salmo Davídico nos traz luz para que pautados pela Palavra do Senhor, venhamos ter as escolhas corretas e assim ter uma história com final feliz.

Os detalhes da bíblia fazem toda a diferença, assim como em nossa vida. O salmista começa chamando o homem de bem- aventurado.

Ser bem aventurado é aquele que, nesta vida ou após a morte, pode desfrutar das bem-aventuranças divinas, da felicidade eterna. Feliz; pessoa que tem prosperidade; quem é prospero e afortunado. 

Observa-se que o contexto do salmo corrobora o significado de bem-aventurado, ao se discorrer pelos versículos seguintes. O que se destaca é o singular de que é bem-aventurado “o homem”, e não os homens como em alguns outros salmos por exemplo.

Por conta de esta ser uma decisão pessoal de cada ser humano, e não coletiva como um grupo social organizado. Deus se preocupa com nossas escolhas individuais, tanto que por toda a bíblia encontraremos Sua orientação quanto a este cuidado e veremos muitas histórias que exemplificam as certas e erradas escolhas de cada um.

Ser um humano bem aventurado é uma questão de escolha como tudo nesta vida, escolhemos o que comer, vestir, falar, pensar, fazer etc.

Na vida com Deus não é diferente, nosso amado Pai é tão amoroso que nos mostra que escolha será a melhor, se a da benção sendo bem aventurado justo ou da maldição como ímpio.

“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” Deuteronômio 30:19

Ao ler esta reflexão estarás intimado a fazer escolhas que moldarão sua vida, mas se seguires o Senhor saiba que vivenciará experiências que o edificarão em Cristo.

Para ser bem-aventurado é preciso trilhar um caminho, não traçado pelo homem mas pelo Eterno e Davi nos ensina neste Salmo como.

Primeiro passo como um homem ou mulher que faz a escolha de ser bem-aventurado(a) é o de seguir conselhos corretos.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios...”

Que conselhos você tem seguido? E de que fonte eles se oriundam?

É de alguém que ama a Deus ou é de ímpios?

Ímpio significa “sem Deus”, escolher ser bem aventurado é evitar se conduzir pelos parâmetros do conselho dos ímpios, das pessoas sem Deus.

É comum atribuirmos o título de ímpios os não convertidos ao Evangelho, entretanto isto é um enorme engano, pois ímpio é todo aquele que está vazio de Deus. No meio cristão estão inúmeros ímpios, homens e mulheres “sem Deus”, contudo cheios de seu “eu” e de sua religiosidade sem todavia, manifestar a presença de fato do Espírito de Cristo. Trazendo conselhos que levam seus ouvintes ao afastamento do Senhor e não tornando-os bem aventurados.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” 2 Timóteo 3:1-5

“Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7:22,23

Um bom exemplo é a igreja de Laodicéia em apocalipse, como podem se dizer completos por não terem falta de nada, e não perceberem que não possuíam o principal: Jesus Cristo o Senhor da igreja.

Os fatos são comprovados pela escolha daqueles cristãos que se tornaram mornos, ímpios, já que estavam sem Cristo, e O mesmo batia a porta desejando entrar nas suas vidas.

“E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:14-20

Como se encontras hoje? Reflita e deixe o Espírito de Deus lhe conduzir ao caminho das escolhas perfeitas.

Qual é o conselho dos ímpios? Ora, o conselho dos ímpios é formado com o engano, com a mentira, com a falsidade, e não com a palavra de Deus "Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano" Provérbios 12:5 

O conselho dos ímpios é formado por homens religiosos, que usam a lei por pretexto, porém seguiam os desvarios dos seus corações enganosos. Diz de homens que honram a Deus com os lábios, mas o coração estava longe de Deus .

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;” Isaías 29:13

Conselho é uma recomendação; parecer, aviso que se oferece a alguém em relação ao que essa pessoa deve, ou não, fazer numa certa situação em que há sensatez, bom senso tomada após muita reflexão.

Conselhos fazem parte da vida de todos nós, no entanto dado sua importância, devemos ter o máximo de cuidado com que tipos de conselhos estamos recebendo e de quem os estamos.

“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” Provérbios 15:22

A melhor escolha é não andar segundo o conselho dos “sem Deus”, que se dizem cristãos ou não. E sim andar nos conselhos dirigidos pela Palavra de Deus, fonte de toda sabedoria e auxílio.

“Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.” Provérbios 8:14

Quantos casamentos destruídos, amizades desfeitas, ministérios esfacelados tudo por conta de escolhas dirigidas por conselhos imprudentes, carnais, ímpios.

“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” Provérbios 11:14

A bíblia é nossa maior fonte de conselhos, e todo conselho deve passar pelo crivo, análise da Palavra do Senhor, independentemente de cargo, nome, status que o conselheiro tenha, determinando assim se é de ímpio ou não.

“Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” Atos 20:27

Queres andar por conselhos que te edificam? Ouça o salmista:

“Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados. Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.” Salmos 26:4,5

Ouça o conselho do Espírito Santo e anda pelo caminho dos justos, os quais o Senhor conhece os que enveredam por ele.

“Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Salmos 1:6

“Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.” Provérbios 1:33

“Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires!” Salmos 81:8


“Bem-aventurado o homem(...); nem se detém no caminho dos pecadores...”

A escolha de um(a) bem-aventurado(a) se dá também pela sua conduta, caminho que trilhará.

Cuidado com a definição de pecado

O que é pecado? A resposta que você tem a esta pergunta será muito importante na direção de seu caminho. A Bíblia nos ensina que pecado é tudo aquilo que não é feito na presença de Deus e debaixo dos princípios de Deus.

Não adote para a sua vida os posicionamentos, os exemplos de quem não têm estado com Deus. Não deixe que os seus olhos te enganem, pois muitos servos de Deus adotam para suas vidas os posicionamentos e os conselhos de ímpios, por ver na vida destes o que Asafe um dia viu: uma prosperidade vã e passageira. Mas o fim deles é lastimoso.

Deter é parar, dar uma olhada! Mas por que não devemos nos deter no caminho dos pecadores? Para não se deslumbrar com a beleza do caminho dos pecadores

O caminho dos pecadores é a balada, a luxúria, o modismo, os vícios, a perdição. O caminho dos pecadores envolve prazeres que levam ao vício ou à corrupção. As alegrias da carne são mundanas, pecaminosas, enganosas e diabólicas. Por isso que a Palavra de Deus nos adverte:

“Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.” Provérbios 4:14-15

Se ela nos adverte a nem passar por ele, quanto menos nos deter neste caminho tão cheio de armadilhas.

Não devemos nos deter no caminho dos pecadores para não praticar as suas atividades que são más, pois não temem a Deus e não conseguem discernir entre o bem e o mal.

“Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém; porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências” Provérbios 4:16-17

Mas nós somos da luz e aonde a luz chega, as trevas se dissipam. Jamais podemos compartilhar das práticas daqueles que andam nas trevas e não agradam a Deus.

Não podemos nos comportar como os pecadores. Somos filhos de Deus, criados para a obediência, por isso não podemos ter prazer no caminho do pecado, por mais atraente que ele nos pareça.

A Bíblia fala que existem apenas dois caminhos: o caminho largo, que conduz para a perdição eterna e o caminho estreito, que conduz a vida eterna:


“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” Mateus 7:13-14

O caminho dos pecadores é largo, espaçoso e por isso é muito mais fácil andar por ele, por isso que o caminho dos pecadores é o caminho da maioria, o caminho mais popular. Trilhar pelo caminho do pecado é bom, mas sua alegria é momentânea. Ela é doce no começo, mas amarga no final.

O final do caminho dos pecadores é a morte, a separação final de Deus. Por isso é muito pertinente o que o sábio Salomão nos diz:

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” Provérbios 14:12

Este texto nos exorta a viver em um constante estado de alerta, analisando se não estamos sendo enganados em nosso caminho, se o caminho pelo qual estamos andando é o caminho que conduz a vida eterna ou o caminho que conduz a perdição eterna.

Pensando no fato de que nosso caminho não tem volta e uma vez que existem apenas dois caminhos, o que conduz a vida eterna e o que conduz a perdição eterna, somente saberemos para onde o caminho que estamos andando nos levará quando chegarmos lá. E quando ele terminar, não tem mais como voltar atrás para pegar o outro caminho.

Na parábola do homem rico e Lázaro, uma das maiores ansiedades do homem rico era que Lázaro voltasse e avisasse seus irmãos para que não seguissem o mesmo caminho que ele, mas era tarde demais:

“Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento Lucas 16:27-28

Este é um claro exemplo de como nosso caminho não tem volta. Por isso, não podemos nos deter no caminho dos pecadores para não corrermos o risco de sermos enganados.

Todo ser humano está na condição de pecador, ou seja, não somos perfeitos e estamos sujeitos ao erro, mas isso é diferente de levar uma vida desregrada, de entrega ao pecado, uma vida de "pecadeiro".

Em qual caminho estás se detendo a observar? Dos salvos ou dos pecadores? Dos justos ou dos ímpios?

“E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Salmos 139:24

“O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo.” Isaías 26:7

“E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.” Isaías 35:8

“Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.” Provérbios 4:14



“Bem-aventurado o homem(...); ...nem se assenta na roda dos escarnecedores...”

Se nota que o declínio de escolhas erradas se dá de forma gradativa e gradual, começa com “andar” no conselho dos ímpios, segue para “deter” (parar) no caminho dos pecadores e agora se “assenta” na roda dos escarnecedores. 

É a sequencia do mal que se propaga quando se faz escolhas de seres humanos sem Deus.

Escarnecer significa troçar, zombar, chacotear. Na prática, escarnecedores são todos aqueles que se unem para falar mal dos outros.

A roda dos escarnecedores é muito atrativa. Por que ela nos atrai tanto? Porque lá está o riso, a brincadeira, a diversão. E quem não gosta de rir e de se divertir? Mas a diversão da roda dos escarnecedores é a custa da honra e da dignidade de pessoa alheia. Na roda dos escarnecedores não há choro, pelo contrário, há muito riso e muita diversão, mas uma diversão perigosa e que pode causar grandes traumas na vida das pessoas. Eles não conseguem se divertir se não for humilhando e rebaixando a outro com seus escárnios. Seja por conta da aparência física, modo de vestir, falar, condição social, tudo vira alvo de escárnio por conta dos integrantes da roda dos escarnecedores.

“O que escarnece do pobre insulta ao seu Criador, o que se alegra da calamidade não ficará impune.” Provérbios 17:5

Muitas pessoas se sentem atraídas a participar das rodas dos escarnecedores e não percebem o quanto estão se afundando cada vez mais. Se há uma roda de amigos e eles estão zombando de alguém, eis aí uma roda de escarnecedor. Não se assente com eles.

Lembre-se que as más conversações são capazes de corromper costumes bons.

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33

Os escarnecedores são zombadores de Deus. É isso que eles fazem em suas rodas de conversas, em seus círculos de amizades e assentar-se com eles significa ter comunhão com pessoas que não compartilham da nossa fé.

Quando alguém está como ouvinte de uma conversa em que pessoas falam mal de outra pessoa, ela é conivente com o que estão falando, ainda que não dê sua opinião.

Existem pessoas que só porque são crentes acham que podem zombar de outros religiosos e de pessoas que não comungam com a sua fé. Erram e pecam esses que assim procedem.

É necessário vivermos em estado de alerta, senão, de repente, por alguma distração, podemos nos ver assentados com zombadores, participando de suas brincadeiras de mau gosto. Pois nos tornaremos semelhantes a quem nos associamos.

“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” Provérbios 13:20



Não podemos ter cumplicidade com eles.

Não precisamos nos identificar com eles.

Não devemos fazer parte de uma comunidade de escarnecedores, que zombam e brincam com Deus.

“Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira"  Provérbios 26:18-19

Quantas contendas surgem em rodas de escarnecedores? Fofocas, calúnias, mentiras, disse-me-disse, tudo causado por escarnecedores.

“Lança fora o escarnecedor, e se irá a contenda; e acabará a questão e a vergonha.” Provérbios 22:10

Rir e debochar de alguém, fazer zombaria, maldizer, fazer piada, ridicularizar, tudo isso é abominável para o Senhor e o crente não pode ter participação nestas coisas.

Não confunda não concordar com zombar. Não concordar com nossa fé é aceitável e até podemos entender, já que o incrédulo é cego em seu entendimento e nele não resplandece a luz do Evangelho, porém, não podemos aceitar o escárnio (Menosprezo; comportamento que demonstra desdém por algo ou alguém. Desdém o que pode ser alvo desse comportamento, depreciação). Da mesma forma que nós não devemos zombar de qualquer outra religião para não ferir os sentimentos das pessoas, não podemos aceitar que as pessoas zombem da nossa fé.

Podemos ter um relacionamento de amizade com uma pessoa na escola, no trabalho, em casa. Porém, o que deve determinar a existência deste relacionamento é o respeito que a pessoa tem por nós, pela nossa fé e pelo nosso Deus. Quem zomba de nossa fé e do nosso Deus está zombando do que há de mais importante para nós.

Quem ouvir os sábios conselhos da Palavra de Deus evitará estar assentado na roda dos escarnecedores, se deliciando com suas piadas imorais.


“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar. Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás.” Provérbios 4:12-12

Se você estiver andando pelo verdadeiro caminho, aquele que é apertado, difícil, pode correr a vontade, porque não haverá nada em que possas tropeçar. Mas se estiver andando por outro caminho, detido entre os pecadores, assentado na comodidade e no modismo, cuidado! Vejas bem por onde andas!

Jamais devemos andar com saudades de nosso antigo caminho, o caminho da perdição, pois o retorno a ele impede o fluir das bênçãos de Deus e abre portas para as investidas de satanás, atraindo tristeza, depressão, fracasso e derrota.

Colocar a confiança em Deus, viver segundo a Sua palavra, é o princípio para se andar no verdadeiro caminho.

Deve-se abandonar o assento da roda dos escarnecedores.

Nunca esqueça que Deus não se deixa escarnecer. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gálatas 6:7



“Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”

O homem e a mulher que resolver escolher as atitudes de um ser bem-aventurado é alguém que possui valores corretos, porque não se embaraça com as coisas desta vida como os que andam, se detém e se assentam com ímpios, pecadores e zombadores.

“Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.” 2 Timóteo 2:4

Mas sim ocupam seu tempo com a Palavra de Deus. Meditando nela.

Meditar: Considerar, ponderar; pensar sobre; refletir; raciocinar; discorrer; cuidar; cogitar; cismar; ruminar (Pensar muito em, refletir com calma e cuidado)


O prazer (Sensação agradável de contentamento ou de alegria, normalmente relacionada à satisfação de um desejo, vontade ou necessidade; divertimento, diversão) do ser humano salvo pela graça de Cristo, cujo nome está escrito no Livro da Vida deve ser a reflexão cuidadosa da Bíblia Sagrada. 

Quando assim se procede, evita andar nos conselhos dos ímpios pois a Palavra o orientará e lhe dará embasamento para avaliar conselhos recebidos pelas pessoas. O ajudará a não se deter no caminho dos pecadores, porém trilhará o caminho do Senhor dando continuidade a sua caminhada de fé em Cristo. Guardará seus ouvidos e sua boca da contaminação que a roda dos escarnecedores trazem, fazendo com que o ser humano cujo prazer está na Palavra de Deus evite de se assentar com eles. Entretanto se acercando de sábios segundo as Sagradas Escrituras.

“O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;” Provérbios 1:5

Se apegue a Palavra do Eterno , ela o conduzirá e iluminará seus passos na jornada desta vida rumo a eterna.

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105

Ao fazer estas escolhas esteja preparado para viver o tempo de recompensa de Deus.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” Salmos 1:1-6

Os ímpios não são assim. Sabe por que?

Porque fizeram as escolhas erradas, hoje mude sua história começando pela escolha correta chamada arrependimento e siga as escolhas do bem aventurado do salmo 1 e seja de fato esta árvore plantada a ribeiros de águas.




Deus vos abençoe.



Fiquem todos na paz de Cristo!







Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes