quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Deus, refúgio certo em horas incertas




Deus, refúgio certo em horas incertas 

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmos 46:1

O momento contemporâneo que atualmente a humanidade vive, é o tempo onde tudo “era para ontem”. Correrias para realizar inúmeras tarefas, funções, cobranças externas e internas. Frustrações diante de tantas cobranças tem levado infelizmente homens, mulheres, crianças, jovens, idosos a irem em busca de um um lugar onde se sintam seguros, protegidos, isentos dos males de uma sociedade sem Deus que não possue capacidade moral e nem espiritual para trazer paz a alma do ser vivente chamado homem (mulher).

Sabemos que muita gente sofre neste mundo, famílias destruídas por problemas no casamento ou com os filhos, pessoas com problemas financeiros como dívidas, desemprego ou perdendo tudo o que conquistou com esforço ao longo de anos, problemas de saúde enfrentando doenças inexplicáveis, espirituais, enfim. 

E muitas das vezes essas pessoas parecem indefesas, sendo bombardeadas de todos os lados, definhando em todos os sentidos, sem esperança, sem um risco de possibilidade de mudança aparente. 

Todos nós passamos por tempos difíceis. Há dias em que o céu parece estar mais nublado. Há dias em que nossa alegria parece murchar. São momentos de dor, de perda, de saudade, de perseguições, injustiças, temores, ansiedades, inseguranças, situações que tentam nos abater. 

Todos os dias, assim que acordamos, nós temos uma escolha a fazer. Ou escolhemos “alimentar” a tristeza, dando lugar à depressão, ao desespero, ou vamos nos refugiar no Senhor. Se alguém escolhe a primeira opção, é um “prato cheio” para Satanás, que sempre tenta nos oprimir para que não vivamos a alegria do Senhor. Quando perdemos nossa alegria, ficamos cada vez mais fracos, pois a alegria do Senhor é a nossa força! 

“Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Neemias 8:10

Deus conhece profundamente as necessidades que enfrentamos, todos nós encontramos tentações, os tempos de confusão que fazem nossa alma tremer.

Mas para que serve a fortaleza, senão para a hora da guerra? Para que serve o refúgio, senão para o momento de perigo? Para que serve o socorro, senão para a hora da necessidade? Ou seja, estamos no mundo, sujeitos a passar por situações difíceis. Não há como fugir dessa realidade e foi o próprio Jesus quem afirmou que no mundo teríamos aflições, mas podemos ter bom ânimo porque Ele venceu este mundo (João 16.33). Podemos correr para Deus, pois Ele nos guarda, nos livra e nos protege. Ele cuida de nós!

A grande verdade é que nos encontramos espiritualmente em uma grande guerra, onde somos atacados de diversas formas, sendo que nem todas as aflições ou angustias vividas são originadas pelo inimigo, ou por Deus. Muitas são criadas por nós mesmos. Porém, a questão aqui não é discutir a origem destes acontecimentos, mas sim em como agir, o que fazer, para onde ir quando o mundo parece desabar sobre a cabeça? Quando o que se vê é turbulências e problemas, parecendo não haver saída?

Muitos buscam se refugiar nas drogas, bebidas, sexo como mecanismos de fuga. Enfim, algo que as faça esquecer todos os problemas vividos e possam ter paz.

Você hoje está lendo esta postagem porque Deus te direcionou para isto, afim de que entenda que o Senhor é o seu refúgio, não sendo necessário ir até práticas destrutivas, mas confie em Deus e tudo no final dará certo.

O que vem a ser refúgio? Retiro; local tranquilo que oferece paz, tranquilidade, sossego. Abrigo; lugar que alguém procura para fugir ou para se livrar de um perigo. Esconderijo; lugar onde alguém pode se esconder ou ocultar de alguma coisa. Amparo; aquilo que serve para amparar, para proteger ou confortar.

Hoje nos meios evangélicos, muitos têm esquecido que Deus é Deus, e têm procurado fazer coisas que somente Deus pode fazer. Muitos nem procuram a direção do Espírito Santo de Deus , por estes motivos temos visto tantos escândalos de escolhas erradas ao se refugiarem em locais ou práticas condenáveis pelo Senhor. Mas quando o homem reconhece que DEUS É DEUS ai sim a obra é bem feita. 

“Vós, pois, ó ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto; homens sois; porém eu sou o vosso Deus, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 34:31

O Senhor é o Retiro: Lugar solitário, onde nossa alma encontra companhia, a do próprio Senhor e neste local tranquilo que oferece paz, tranquilidade, sossego, encontramos abrigo para alma que está angustiada, pois tem neste lugar que alguém procura para fugir ou para se livrar de um perigo o esconderijo certo. Amparo que se faz necessário nas horas incertas.


Porém Deus não é refúgio para somente uma pessoa, mas para todas que Dele assim o fazem e se apossam desta verdade. “Deus é o nosso refúgio...”

Não sei como você se encontra neste momento em que lê este post, mas o que sei é que o Eterno é portador de todas as ferramentas possíveis e impossíveis para lhe amparar, confortar, lhe abrigar e esconder.

Mas tem que tomar as decisões certas, buscar em Deus o refúgio e não no pecado.

Agora, não podemos ficar contra Aquele que quer nos ajudar, e muitas das vezes o único que quer, e que pode fazer isso. Veja esse exemplo.

"Prevaricaram os filhos de Israel nas coisas condenadas; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá, tomou das coisas condenadas. A ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel... Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça. Disse Josué: Ah! SENHOR Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão...Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara...porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada. Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas." Josué 7: 1-13.

O povo violou a aliança que tinham feito com Deus, ou seja, se colocaram contra o Senhor pelas suas atitudes e a conclusão nós vimos no texto bíblico a cima, foram derrotados pelos seus inimigos. 

Mas, o Senhor lhes falou que poderiam ter sua situação mudada se eles eliminassem do seu meio o que os condenava, se restabelecessem a aliança com o Senhor de modo que não estariam mais contra Ele, e sim a favor, caminhando com ele na direção dele. 

"Disse o SENHOR a Josué: Não temas, não te atemorizes; toma contigo toda a gente de guerra, e dispõe-te, e sobe a Ai; olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra." Josué 8:1

Assim como Deus foi refúgio para Israel diante das ameaças de seus inimigos, hoje Cristo se coloca como nosso refúgio diante das empreitadas ameaçadoras da vida, a única coisa que Ele requer é fidelidade.

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5

“Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” 1 Coríntios 4:2

Será que o que está faltando para começar a ver o cenário transformado seja apenas uma mudança de atitude como o fez Josué e o restante do povo?


É interessante notarmos a confiança que o salmista escritor do salmo 46 expressa com relação ao seu Senhor. Ele não o faz de maneira equivocada ou que dê margem a algum outro entendimento, mas é firme em sua declaração. A fonte de confiança do salmista era saber que Deus estava com seu povo.

A aliança de Deus com seu povo é baseada no fato de que Deus está junto dos seus. Mas tal aliança também implica em responsabilidades para conosco. Sim, embora Deus seja plenamente Onipotente - e nossa responsabilidade está subordinada à sua soberania - somos considerados responsáveis pelas atitudes que tomamos; o que se traduz em dizer que devemos atentar para as palavras de Paulo que dizem: ”Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1Co 10:12) Mas também podemos ter a certeza de que: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1Co 10.13).

Estás perdido sem saber para onde ir em meios a tantos problemas, lutas e perseguições?

Ouça o Espírito de Deus: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmos 46:1

Amados, essa é uma daquelas sentenças que não podemos deixar de analisar e meditar com muito cuidado e diligência. O salmista se refere ao Senhor como sendo o verdadeiro lugar de proteção e a verdadeira fortaleza em meio às dificuldades. Lembremos que naquela época as guerras eram comuns e constantemente arriscava-se a próprio vida para defender uma causa ou um povo. O salmista demonstra-nos a confiança que tinha no Senhor em quem confiava. Ele não pensa duas vezes ou escreve que “as vezes Deus é nosso refúgio e fortaleza”, mas é enfático e não se permite titubear diante da eminente proteção divina.

Deus se apresenta além de ser nosso refúgio, ser também nossa fortaleza (Característica de forte; força, vigor, robustez. Lugar protegido e fortificado usado para proteger uma cidade, território), nosso lugar seguro, significa dizer que quando o homem ou mulher decide fazer do Senhor o seu refúgio e o busca para tal, o Senhor além de o amparar, acolher, oferecer um lugar tranquilo e pacífico, também garante proteção, segurança, tornando-se responsável por nossa vida ao coloca-la aos Seus cuidados.

“Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.” Salmos 71:3

Está sendo atacado? Corra pra Deus. Faça do Eterno seu refúgio e se prepare para habitar em uma fortaleza intransponível.

Diante das angustias, faça como o salmista: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.” Salmos 91:2

“Ó Senhor, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia...” Jeremias 16:19

Só em Deus venceremos o dia da angústia.

“...socorro bem presente na angústia”

Não estás só na angústia, existe um Deus que atravessa por ela com você.

“No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes.” Salmos 86:7

“Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam.” 2 Crônicas 15:4

“O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar.” Provérbios 11:8

Chame por Deus, clame pelo Senhor. Em nome de Jesus tudo é possível ao que crê.

“Então clamam ao Senhor na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.” Salmos 107:28

“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” João 14:14

“Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.” João 16:24

O Senhor é o socorro bem presente, Deus não se atrasa, nem se adianta, não erra, nem falha, não comete enganos. Confie no Senhor e Pastor de sua alma, que te criou e Ele o conduzirá a águas tranquilas e refrigerará a sua alma.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmos 23:1-4

Deus é o nosso socorro bem presente na angustia. Ele está bem perto de nós e deseja que o busquemos em qualquer momento de nossas vidas. Seja nos momentos de adversidades, nos momentos de lutas, nos momentos de dor e sofrimento ou nos momentos de tristezas. Ele é poderoso e suficiente para agir e nos dar vitórias em qualquer situação. Ele é presente e nunca nos deixa só. Você não tem o que temer. Deus é o teu refúgio e fortaleza é o teu socorro bem presente em todos os momentos da sua vida.

Inclusive os de maiores angústias: Ansiedade física acompanhada de opressão dolorosa. Inquietude profunda que oprime o coração , agonia, ansiedade, apreensão, aperto.

Vivemos em dias turbulentos, onde as neuroses e o stress campeiam sobre muitas vidas. Muitos chegam à loucura e põem um termo fatal a sua existência. A tempos atrás, surgiu nessa terra, um homem que, não obstante às loucuras, violência e as desigualdades sociais existentes, pregava paz e amor. Muitos não entenderam sua mensagem.

Não é muito diferente nos dias de hoje. A mensagem de Jesus subsistiu por todas as gerações, e parece não alcançar entendimento em milhares de corações. Ele mesmo se oferece como abrigo para os desesperançados e aflitos. Ele mesmo nos chama para seus braços de amor. E como é verdade que em muitas situações queremos um ombro amigo e um colo forte, onde nos podemos nos escondermos no dia mau, do perigo e da morte.

Deus tem lançado um grito estrondoso: “ Não se perturbem!

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” Salmos 46:10

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28


Corramos e façamos do Senhor Nosso Refúgio e Fortaleza, pois Ele será nosso socorro bem presente na hora da angústia.



Deus vos abençoe.


Fiquem todos na paz de Cristo!











Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Visitantes